segunda-feira, 12 de março de 2018

Samu faz testes e confirma helicóptero para Montes Claros

Uma equipe de médicos e enfermeiros do SAMU de Montes Claros participa hoje, em Belo Horizonte, dos treinamentos no Batalhão de Operações Aéreas (BOA), com o helicóptero que ficará disponível para atender aos pacientes do SUS. A diretora executiva Kelly Cristina Moura explica que a partir de abril a aeronave passará a atender em Montes Claros, em parceria do SAMU e Bombeiros Militares, para atender os casos mais emergenciais de saúde. A situação foi confirmada pela subsecretária de Regulação de Saúde de Minas Gerais, Whanda Karine, que esteve em Montes Claros, na sexta-feira passada e pelo superintendente regional de saúde, Maquiedem Durães.
O temor de que Montes Claros perdesse o helicóptero do SAMU surgiu na sexta-feira, depois que a assessoria do deputado Adelmo Carneiro, ex-secretário estadual de saúde, divulgou pelas redes sociais que a cidade de Uberaba receberia a aeronave para atender a pacientes de saúde. No ano de 2017 o governador Fernando Pimentel entregou a cidade de Varginha um helicóptero que deveria estar em Montes Claros, pois, desde o ano de 2011, foi anunciada essa aeronave para atender ao SAMU da cidade. As informações de que Uberaba seria beneficiada com este helicóptero causou apreensão.
A diretora executiva do SAMU Macro Norte, Kelly Cristina Moura, descartou qualquer risco do Norte de Minas perder a aeronave e explicou que Minas Gerais comprou duas aeronaves, que estão em fase de ajustes e por isso ocorria o treinamento dos profissionais de saúde que atuarão nesse setor. A subsecretária Whanda Karine confirmou a informação e assegurou que o transporte aeromédico de Montes Claros era irreversível. Maquiedem Durães, superintendente regional de saúde, também informou que todo convenio foi assinado e dentro de poucos dias a aeronave passa a operar no Norte de Minas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário