sexta-feira, 30 de março de 2018

PF apreende R$ 1,3 milhão em barras de ouro

A Polícia Federal (PF) apreendeu em Roraima, ontem (29/03/2018), 12 barras de ouro no valor aproximado de R$ 1,3 milhão. As barras, com peso total de 8,9 quilos, estavam com um passageiro no aeroporto de Boa Vista. Ele foi preso em flagrante por crime contra a ordem econômica.
O preso, que é morador de Parauapebas, no Pará, tentava embarcar com as barras para Brasília. Ele confessou o crime, mas não detalhou a procedência do ouro apreendido em sua mala, nem se houve autorização para sua extração.
O homem, de 41 anos, foi encaminhado à penitenciária e está à disposição da Justiça Federal em Roraima.
Barras de ouro estavam na bagagem do passageiro (Divulgação/Polícia Federal)

Anglo American paralisa atividades do mineroduto Minas-Rio até que novos testes de segurança sejam concluídos

As atividades operacionais da Anglo American estão paralisadas desde ontem (29/03/2018) e assim permanecerão por pelo menos mais um mês enquanto a empresa realiza os testes de segurança necessários para garantir a integridade do mineroduto do Minas-Rio, que percorre 529 quilômetros entre Conceição do Mato Dentro (MG) e o porto do Açu, em São João da Barra (RJ). “A decisão foi tomada em função do vazamento ocorrido ontem no mineroduto da empresa, em ponto 400 metros à frente do anterior, na Estação de Bombas 2, em Santo Antônio do Grama (MG). O evento durou entre cinco e oito minutos. Não houve feridos”, explica o presidente da empresa, Ruben Fernandes.
“Desde a noite da terça-feira (27/3), A Anglo American vinha, aos poucos, retomando a operação do mineroduto. Para operar com a capacidade total, seriam necessários três dias (72 horas). O segundo incidente muda o plano de inspeção, que agora passa a ser muito mais minucioso”, explica Fernandes. Segundo ele, diante do ocorrido, a prioridade é rastrear os 529 quilômetros do mineroduto. O processo será feito com um equipamento de ultrassom (PIG Instrumental) que percorrerá toda a extensão interna da tubulação.
A falha foi detectada por uma equipe que fazia a inspeção em campo, que imediatamente comunicou o ocorrido à Sala de Controle do mineroduto, estancando o vazamento. Ao mesmo tempo, um morador vizinho do empreendimento comunicou o fato ao Fale Conosco da empresa.
Dessa vez, cerca de 174 toneladas de polpa de minério, composta por 30% de água e 70% de minério – e considerado material não-perigoso pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) -, chegaram ao ribeirão Santo Antônio do Grama. O evento tem proporções menores do que o do dia 12/3, no qual foram despejadas no ribeirão 300 toneladas de minério, o equivalente a um caminhão fora de estrada.
Com a operação paralisada, a empresa dará férias coletivas a parte dos empregados da operação, especialmente os da mina e da planta de beneficiamento, em Conceição do Mato Dentro. “A decisão está sendo conversada com os órgãos competentes e negociada com o Sindicato. Todas as equipes e equipamentos responsáveis por garantir a integridade das operações permanecerão trabalhando”.
Os impactos do evento são considerados 100% mitigáveis. Hoje, existem 36 barramentos no córrego Santo Antônio do Grama e uma equipe de mais de 200 pessoas continua a retirar a polpa de minério da calha do rio e de suas margens. “Os trabalhos de contenção e limpeza da calha do córrego estão sendo intensificados. Além disso, o fornecimento de água do município está garantido, uma vez que a água que abastece a cidade passou a ser captada no ribeirão Salgado por uma adutora construída pela empresa em parceria com a Copasa”, informa Fernandes.
A empresa está em permanente diálogo com as famílias das propriedades vizinhas ao incidente, que vêm sendo assistidas em todas as suas necessidades. Ontem, a Anglo American foi notificada pelo IBAMA, que solicitou a paralisação das atividades, decisão que já havia sido tomada pela companhia. A notificação ainda afirma que a retomada só deverá ocorrer após laudo técnico de profissional habilitado.
O presidente da empresa, Ruben Fernandes (Foto: Marcus Desimoni/Divulgação Anglo American)

Projeto de leitura mobiliza escola de Capelinha

Os alunos do Ensino Fundamental da Escola Estadual Dr. Juscelino Barbosa, em Capelinha, passaram a enxergar a importância da leitura de maneira diferente. Em 2017, eles participaram do projeto “Criança que lê”, voltado para os alunos dos anos iniciais, e “Jovem que lê o mundo”, dedicado aos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental.
“O projeto foi desenvolvido de forma voluntária na escola pela psicopedagoga Marli Andrade. Ela desenvolve essa iniciativa em escolas de todo o país. O primeiro passo da iniciativa foi traçar a meta de trabalho, já que ela viaja muito. Montamos um cronograma de atendimento dos alunos. Ela capacitou os professores e também se reuniu com os pais”, afirma a supervisora da escola, Sandra de Lourdes Gomes Tavares.
O projeto trabalha com toda comunidade o papel da leitura na vida do estudante. “Primeiro ela capacitou os professores e falou sobre como seria o trabalho realizado na escola e depois envolveu os pais. Ela mostrou que os alunos não vão adquirir o hábito da leitura se não for formado o todo. Falou da importância dos pais estarem engajados e envolvidos”, completa Sandra.
Durante a realização do projeto, os estudantes participaram de oficinas, em que assistiram contação de histórias e aprendiam sobre valores. A aluna do 4º ano do Ensino Fundamental Mariana Araújo Ramos conta o que aprendeu nas aulas. “Aprendi que a gente deve falar as palavrinhas mágicas um com o outro. É importante falar obrigada e por favor”.
O aluno do 4º ano do Ensino Fundamental Matheus Henrique Ferreira Gomes ressalta que começou a ler mais depois do projeto. “As aulas eram uma brincadeira e a gente aprendia muita coisa. Ela pegava os bonequinhos e contava história. Falaram que a leitura ajuda os neurônios a raciocinarem melhor. Agora eu leio muito mais e passei a desenhar e colorir também. Em casa leio com meu pai e minha mãe”.
O projeto também ajudou João Pedro Pereira Lopes, aluno do 8º ano do Ensino Fundamental, a realizar um sonho. “Eu estava escrevendo um livro e o projeto me incentivou a terminar. Meu livro é uma história que fala de jovens que tinham uma esfera de energia mística. Ele mistura ficção e fantasia”.
A partir do projeto foram produzidos dois livros: “As aventuras de Lili e Tedy na Escola Estadual Dr. Juscelino Barbosa” e “O mundo sob o olhar do jovem que lê – Escola Estadual Dr. Juscelino Barbosa”. O lançamento dos livros contou com apresentações artísticas dos estudantes.
Alunos do Ensino Fundamental da Escola Estadual Dr. Juscelino Barbosa, em Capelinha, participam de projeto de leitura (Foto: Divulgação)

O projeto “Jovem que lê o mundo” é dedicado aos alunos do Ensino Fundamental (Foto: Divulgação)

O projeto “Criança que lê” é voltado para os alunos dos anos iniciais (Foto: Divulgação)

8º HOMICÍDIO EM JANAÚBA EM 2018: RAPAZ FOI SURPREENDIDO EM CASA DURANTE A MADRUGADA; PM PRENDE ACUSADO DESSE CRIME

JANAÚBA  – Os moradores desta cidade amanheceram nesta sexta-feira Santa, 30 de março, com a notícia do registro de mais um crime violento. Foi o 8º assassinato neste ano no município de Janaúba. Um rapaz morreu ao ser atingido por disparo fatal de revólver.
Por volta de 4 horas da madrugada de hoje uma residência no bairro Isaías Pereira, região Sul de Janaúba, foi invadida por dois indivíduos os quais foram atrás de Jéferson Diego Souza Silva. Na casa, os desafetos sacaram a arma com a qual efetuaram o tiro que matou Jéferson Diego.
Após o fato, os indivíduos fugiram. A Assessoria de Imprensa do 51º Batalhão da Polícia Militar de Janaúba informa que ainda na manhã desta sexta-feira uma pessoa foi presa sob acusação de participação nesse assassinato. Uma arma foi apreendida. O suspeito está sendo encaminhado para a delegacia. Ainda não se sabe a motivação desse crime, o 8º homicídio em 2018 no município de Janaúba.

Gilmar Mendes se irrita com pergunta de repórter em Lisboa: 'enfia na bunda'

O ministro Gilmar Mendes se irritou com uma pergunta feita por um jornalista da Folha de S. Paulo durante sua passagem por Lisboa, em Portugal, onde participa de um seminário de direito organizado pelo Instituto Brasiliense de Direito Público, do qual é um dos sócios.

O repórter perguntou ao magistrado se a passagem aérea para Portugal teria sido paga pelo Supremo Tribunal Federal. Mendes não gostou do questionamento e esbravejou: “Devolva essa pergunta a seu editor, manda ele enfiar isso na bunda. Isso é molecagem, esse tipo de pergunta é desrespeito, é desrespeito”.

Na capital portuguesa para participar do seminário que acontece entre os dias 3 e 5 de abril, Mendes já foi perseguido por um brasileiro nas ruas da cidade no início desta semana.

Suspensão de CNH: mais 8 estaduais e 3 deputados federais estão suspensos

Além dos deputados Leur Lomanto Jr. e Marcelino Galo, outros oito parlamentares estaduais estão com a CNH suspensa por um mês, de acordo com portaria do Detran. A lista completa foi publicada pela Coluna Satélite, do jornal Correio. São eles: Angelo Coronel, Luiz Augusto, Alan Sanches, Nelson Leal, Paulo Rangel, Roberto Carlos, Reinaldo Braga e Maria del Carmen. Entre os deputados federais, três parlamentares estão impedidos de conduzir: José Nunes, Luciano Braga e Roberto Britto. Segundo o decreto, para poder voltar ao volante, os deputados terão de passar por curso de reciclagem. Eles podem apresentar recurso à Ciretran e devem, após notificação, entregar a carteira de motorista no órgão.

No quadro o Brasil que eu quero da rede Globo , um destaques foi o Berisalense Douglas Neres

No quadro o Brasil que eu quero da rede Globo , um destaques foi o Berisalense Douglas Neres que falou sobre a tão sonhada obra da Barragem de Berizal que esta paralisada a mais de 20  anos , o jovem falou sobre a importância da Barragem para os municípios do auto rio pardo e destacou também o desrespeito dos políticos com o dinheiro publico .        

quinta-feira, 29 de março de 2018

Conquista: Filho agride e dá uma surra no próprio pai no distrito de Jo...



Uma cena de bastante revolta está circulando nas redes sociais, onde um idoso é espancando pelo próprio filho, na cidade de José Gonçalves, distrito de Vitória da Conquista. O vídeo foi gravado por um cinegrafista amador que ao invés de prestar socorro ao idoso, filma toda ação e ainda dar risadas da ...

Taturana encontrada no Brasil tem veneno capaz de matar uma pessoa

Contato com a espécie pode causar hemorragias internas; soro produzido no Brasil é o único antídoto no mundo.

O Instituto Butantan alerta para os perigos do contato de pessoas com os “espinhos” envenenados de taturanas (ou lagartas) do gênero Lonomia, que apenas em 2016 foram responsáveis por 3.813 acidentes no país, de acordo com o Ministério da Saúde. O contato com a grande maioria das lagartas provoca dor e queimação, com inchaço e vermelhidão no local atingido. Porém, o acidente com a Lonomia pode causar uma síndrome hemorrágica, com sangramento na gengiva e na urina, até complicações graves como a insuficiência renal aguda, provocando a morte na falta de um tratamento correto.
Atualmente, o tratamento disponível para reverter os efeitos do envenenamento é a utilização do soro antilonômico produzido pelo Instituto Butantan desde 1994, único produtor do medicamento no mundo. O soro é obtido a partir do próprio veneno da Lonomia, em um processo no qual animais são imunizados com antígenos 
específicos e preparados com a toxina da lagarta.
Para manter a disponibilidade do medicamento, o Instituto recebe a cada ano uma quantidade suficiente dessas lagartas por meio de parcerias com secretarias de 
saúde da região Sul do país, geralmente entre os meses de dezembro e fevereiro. 
“Existe uma cadeia de participação para a produção do soro que envolve a população, órgãos de saúde e o Instituto Butantan. Tudo isso para viabilizar o soro”, explica 
Fan Hui Wen, gestora de projetos do Núcleo Estratégico de Venenos e 
Antivenenos do Butantan.
Na medida em que divulgamos a existência dessas lagartas consequentemente se estabelecem ações de prevenção”, explica a médica do Butantan.
Sobre a espécie
Lonomia é um inseto em fase larval que possui quatro estágios de desenvolvimento – ovo, lagarta, pupa e mariposa – frequentemente encontrada nos períodos de calor e chuva em troncos de árvores, camufladas e agrupadas em colônias. Somente na fase de larval a lagarta possui cerdas “espinhudas” que contêm um veneno que, em contato com a pele, causa “queimaduras”, dor local e sangramentos. Os acidentes com Lonomia nem sempre causam envenenamento e a gravidade do caso depende da quantidade de lagartas que a pessoa tocou e o quanto de veneno foi inoculado a partir do contato, se foi um contato leve ou se houve pressão sobre as cerdas.
O encontro da lagarta com o homem deve-se provavelmente ao desmatamento e é facilitado pela existência de moradias próximas à ilhas de mata nativa, inclusive no meio urbano.

Taturana é quase imperceptível em tronco de árvore (Foto: Divulgação Instituto Butantan)

Menina de 1 ano sai sem vida da sala do dentista. E a causa de sua morte é um alerta a todos os pais!

Depois do acontecido, a mãe da criança deixou uma mensagem de alerta a todos os pais.
Os médicos são profissionais no qual os pais devem confiar, principalmente quando os filhos precisam ser diagnosticados ou medicados devido a algum problema relacionado à saúde. No entanto, em raros casos, os médicos acabam tomando providências erradas e isso pode causar graves problemas à pessoa, pois o mal uso de substâncias químicas podem levar o ser humano até mesmo à morte.
Infelizmente, uma criança chamada Daisy Linn Torres, de apenas 1 ano e 2 meses, foi vítima de uma irresponsabilidade médica e acabou falecendo. Tudo aconteceu quando a mãe da criança a levou no dentista para saber os dentes da criança estavam crescendo de maneira correta. Durante essa consulta, o dentista disse à mãe que havia encontrado 6 cáries nos pequenos dentes de Diasy e por isso deveria começar um tratamento.
O dentista revelou à mãe que durante o procedimento a criança precisaria ser anestesiada e que tudo duraria no máximo 45 minutos. Porém, depois de 10 minutos, a criança começou a demonstrar dificuldades em sua respiração, pois segundo o dentista, o corpo do bebê não reagiu muito bem ao anestésico. Ele saiu com a criança de seu consultório para levá-la imediatamente ao hospital mais perto. A mãe estava desesperada, pois não acreditava que em um procedimento tão simples podia acabar com a vida de sua filha.
Para a tristeza de todos, Daisy teve uma parada respiratória e acabou não resistindo. Após as biópsias, os médicos revelaram que o causador da morte da criança foi a quantidade exagerada de anestesia aplicada pelo dentista durante o procedimento pelo qual ela passava.

Polícia Rodoviária lança operação Semana Santa nas estradas que cortam Minas

A Polícia Rodoviária Federal de Minas (PRF-MG) realiza a partir desta quinta-feira (29), a operação Semana Santa, que vai até o domingo de Páscoa (1º). A operação contará com aproximadamente 900 policiais nas rodovias do Estado, em escalas de revezamento, além de 22 radares e 150 etilômetros.
A ação terá ainda reforço de agentes em trechos considerados estratégicos nas rodovias federais que cortam Minas. Serão realizadas atividades preventivas para a redução da violência no trânsito e dos índices de acidentes fatais.
A fiscalização e o policiamento serão intensificados através de rondas nas rodovias e do posicionamento estratégico das viaturas e policiais ao longo dos trechos mais movimentados e considerados críticos, pelo alto índice de acidentes e pela elevada taxa de cometimento de infrações de trânsito.
Restrições de tráfego
Durante o feriado da Semana Santa, a PRF restringirá o tráfego de bitrens, rodotrens, treminhões, cegonheiras carregadas e de veículos com cargas excedentes, somente em rodovias federais de pista simples, em alguns dias do feriado.
Confira os dias e horários de restrição:
– 29/03/18, quinta-feira das 16h às 22h;
– 30/03/18, sexta-feira das 06h às 12h;
– 01/04/18, domingo das 16h às 22h;
O motorista que descumprir a determinação será multado em R$ 130,16, receberá 4 pontos na CNH por infração média e terá o veículo retido.

Consumidores podem ir à Justiça contra o reajuste de energia

Os consumidores já ameaçam ir à Justiça para questionar a revisão tarifária da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que propôs um reajuste médio de 25,87% nas tarifas da Cemig, a partir de maio.
A revisão tarifária periódica, que ocorre de cinco em cinco anos, foi discutida ontem em uma audiência pública promovida pela Aneel, no ginásio do Colégio Salesiano, em Belo Horizonte.
“Talvez a solução seja mesmo a judicialização. Este aumento na conta impacta os custos de operação e significa perda de competitividade da indústria mineira”, avalia o vice-presidente do Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais (Ciemg), Dale Fialho.
Segundo o industrial, 4% dos 25%propostos pela Aneel referem-se a “penduricalhos”. São encargos setoriais e subsídios concedidos pelo Governo a título de políticas sociais, mas que são embutidos em todas as contas. “Não adianta: quem acaba pagando é o CPF lá na ponta”, ilustra Dale Fialho, acrescentando que a conta de energia é paga por todos os cidadãos, independentemente de renda e classe social.
O presidente do Conselho de Consumidores da Cemig, José Luiz Nobre Ribeiro, também queixou-se das tarifas, “as maiores do mundo”, segundo ele. “É importante que a sociedade discuta e decida sobre este assunto. Vamos pressionar para evitar a revisão do jeito que foi proposta”.
Para o conselheiro, os tributos também influenciam a composição dos custos da energia. “São 25% do ICMS e 5% do PIS/Cofins que pesam no bolso do consumidor. Precisamos rever o modelo elétrico brasileiro”, defendeu José Luiz Ribeiro.
Justificativa
Na audiência, o analista da Aneel, Thiago Veloso, justificou os índices de revisão tarifária alegando que o nível das hidrelétricas apresentou o índice mais baixo dos últimos 20 anos, forçando o uso das termelétricas, movidas a óleo diesel e, portanto, mais caras. O analista também informou que há previsão de aumento de subsídios, principalmente para as classes de baixa renda.
A última revisão tarifária da Aneel para a Cemig foi em 2013. O valor de 25,87% é considerado médio para o consumidor, uma vez que a agência reguladora propôs um índice de 22,63% para os consumidores residenciais. Para as empresas os reajustes propostos são 22,73% (cliente de baixa tensão) e 34,41% (alta tensão).

quarta-feira, 28 de março de 2018

Maior forno do mundo para produção de carvão vegetal é inaugurado pela Aperam BioEnergia em Turmalina

Dois novos equipamentos, localizados na Unidade de Produção Palmeiras (UPE), em Turmalina (MG), foram inaugurados pela Aperam BioEnergia na manhã de terça-feira (27/03). O FAP 2000, maior forno do mundo para a produção do carvão; e o novo queimador de gases, capaz de reduzir a emissão de fumaça na atmosfera, colocam a Empresa e a região do Jequitinhonha em uma posição de destaque por utilizar tecnologias inovadoras, sofisticadas e sustentáveis. O evento de inauguração reuniu lideranças da Empresa, autoridades e imprensa regional, além de representantes do setor público e privado.
O grupo presente conheceu detalhes sobre o funcionamento do novo forno e novo queimador de gases, a partir de visitas ao local e das apresentações realizadas pelo presidente da Aperam BioEnergia, Frederico Ayres Lima; e do diretor de Operações da Empresa, Edimar de Melo Cardoso. Houve corte da fita inaugural do queimador de gases e ignição do FAP 2000, marcando o início das atividades do novo forno.
Fazendo parte da linha de produção da UPE Palmeiras, o FAP 2000 e o novo queimador de gases estão integrados ao sistema automatizado de gestão da unidade produtiva. O aparato tecnológico, aliado ao empenho e atuação dos profissionais que atuam no local, traz como resultado um produto final de maior qualidade, com ganhos em padronização e custo do carvão vegetal. “Usamos conhecimento de ponta e nossa produção é resultado de um misto de inovação, sustentabilidade e excelência”, afirma Frederico Ayres Lima.


Parceria
Para construir os novos equipamentos, que não possuem similar no mundo, a Aperam BioEnergia buscou inovar no material empregado, no método construtivo, no desenvolvimento da tecnologia e no design. Além disso, priorizou a valorização do desenvolvimento regional ao contratar empresas do Vale do Jequitinhonha. Para o sócio proprietário da Veredinha Transportes e Construção Civil, Aílton Lopes Pereira, isso foi um dos pontos de destaque.
“A Aperam BioEnergia, mais uma vez, deu força aos empreendedores da região, oferecendo a oportunidade de prestar nossos serviços na construção do queimador de gases. Para nossa empresa, foi uma honra fazer parte de um projeto que trará grandes benefícios, não só para a própria Aperam BioEnergia, mas também para o meio ambiente e melhoria da qualidade de vida da população e dos empregados”, avalia Ailton, ressaltando que a Empresa deu total condição para os prestadores de serviço atuarem com segurança e sem registro de incidentes.
O coordenador do Núcleo Regional de Regularização Ambiental de Capelinha do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Hélio de Campos Valadares, que também esteve presente na inauguração, elogia o evento e ressalta a importância de ver de perto a Unidade de Produção. “Com os novos equipamentos, a Empresa demonstra preocupação com o meio ambiente e isso tem um peso importante. Para a região será um marco. Quando cheguei tive a impressão de que não havia nenhum forno em processo de carbonização, porque não havia fumaça, mas a unidade estava em pleno funcionamento. Valeu conhecer a Unidade de Produção in loco”, aponta.
Produtividade
O FAP 2000 tem capacidade de processar 2 mil metros cúbicos de madeira, uma capacidade três vezes maior que a tecnologia do RAC 700, até então o maior do segmento. Com isso, a Aperam BioEnergia supera a própria marca de possuir o maior forno do mundo para a produção do carvão vegetal. O resultado da produção mensal tem estimativa de atingir 410 toneladas. A Empresa trabalha com a meta de substituir 121 dos 282 fornos pelo FAP 2000 até 2021.
Aço Verde
O carvão vegetal produzido pela Aperam BioEnergia é utilizado na fabricação do aço na planta industrial da Aperam em Timóteo (MG). Por ser uma matéria-prima gerada a partir da sustentabilidade e ancorada sobre outras práticas sustentáveis, o produto final da indústria em Timóteo (como o aço inoxidável e os aços elétricos) recebe o nome Aço Verde.
Fotos





Cuidados para prevenção à gripe devem ser reforçados com a proximidade do inverno

Temperaturas mais baixas e o ar mais seco são características típicas do período compreendido entre outono e inverno. Por isso, nesta época, é fundamental reforçarmos os cuidados na prevenção à gripe. A diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), Janaína Fonseca, destaca que a vacinação contra gripe mostra-se como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e de suas complicações.
Neste a ano, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe terá início no dia 16 de abril, seguindo até o dia 25 de maio, e terá como público-alvo prioritário:
- crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias);
- gestantes em qualquer idade gestacional; puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto);
- trabalhadores da saúde; povos indígenas aldeados; indivíduos com 60 anos ou mais de idade;
- professores na ativa da educação infantil, ensino fundamental, médio e superior das escolas públicas e privadas;
- pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis, mediante prescrição médica;
- e população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
Janaína Fonseca explica que a vacina é importante para prevenir principalmente as complicações relacionadas à Influenza, incluindo hospitalização e óbito. “Pessoas pertencentes aos grupos de risco possuem maior propensão a complicações pela própria condição ou doença de base. Por essa razão, a vacina deve ser direcionada a essas pessoas”, observa.
A meta da cobertura vacinal é de 90% e, em Minas Gerais, espera-se vacinar 5.034.284 indivíduos.
“As estratégias de vacinação no Brasil, a inclusão de novas vacinas no Programa Nacional de Imunização (PNI) e o estabelecimento de grupos populacionais a serem cobertos são decisões respaldadas em bases técnicas, científicas e logísticas, evidência epidemiológica, eficácia e segurança do produto, somados à garantia da sustentabilidade da estratégia adotada para a vacinação”, destaca Janaína.
Esta ação, segundo ela, “tem contribuído na redução da mortalidade em indivíduos portadores de doenças crônicas, tais como: doença cardiovascular, AVC, doenças renais, diabetes, pneumonias, dentre outras. Alguns estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias, de 39% a 75% a mortalidade global e em, aproximadamente, 50% nas doenças relacionadas à Influenza”, explica Janaína Fonseca.
Por que vacinar todos os anos?
O Influenza é um vírus de circulação sazonal e, em 2018, a vacina disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é trivalente, protegendo contra 3 tipos de Influenza, sendo eles o H3N2, o H1N1 e o B.
A diretora de Vigilância Epidemiológica explica, ainda, que é fundamental que o público-alvo prioritário seja vacinado anualmente, já que a vacina não possui imunidade duradoura.  “Por este motivo é necessário a revacinação todos os anos. Além disso, os vírus podem modificar de um ano para outro, havendo necessidade também de atualizar a vacina”, afirma.
De acordo com Janaína Fonseca, o Influenza H3N2 circulou de forma intensa durante todo o ano de 2017, tendo destaque também já no início do ano de 2018, com seis casos confirmados até o momento.
Gestantes
De acordo com a cobertura vacinal da gripe de anos anteriores, as grávidas aparecem como o público-alvo mais desafiador quando se trata de cumprir a meta. Por isso, a SES-MG reforça que o Comitê Técnico Assessor em Imunizações (CTAI) do Ministério da Saúde e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) recomendam a vacinação contra a influenza para todas as gestantes na campanha.
“Diversos estudos publicados comprovaram que a vacinação da gestante propicia benefícios à mãe e ao recém-nascido, reduzindo substancialmente a morbidade e o risco de hospitalização em bebês de mães vacinadas durante a gestação nos primeiros seis meses de vida. Além disso, a análise das informações sobre vacinação de gestantes e mulheres que amamentam, independentemente do trimestre em que a vacina foi administrada, mostrou-se segura para a mãe e o bebê”, esclarece Janaína.
A servidora pública, Ana Paula Fidélis, grávida de 4 meses, está consciente da importância da imunização.  “Acho fundamental garantir essa proteção a mais contra a gripe, principalmente pelo fato de que, durante a gestação, muitos medicamentos são contra indicados. Agora, não dá mais para pensar só em mim. É uma vida aqui dentro que também precisa de cuidados”, afirma Ana Paula.
Gripe ou resfriado?
“O resfriado caracteriza-se pela presença de sintomas relacionados ao comprometimento das vias áreas superiores, como entupimento do nariz, tosse, rouquidão, febre variável, mal-estar, dor no corpo e de cabeça. Já a gripe, inicia-se com instalação abrupta de febre, acima de 38ºC, seguida de dor no corpo, garganta, prostração, dor de cabeça e tosse seca. A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias”, afirma Janaína.
Gripe em Minas
Em 2018, foram confirmados, até o momento, oito casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causados pelo vírus da Influenza (gripe). Até aqui, nenhum desses casos de SRAG, causado pela Influenza, evoluiu para o óbito.
Outras dicas de prevenção
Tanto a gripe, quanto o resfriado têm formas de contágio similares e ocorrem por meio de secreções liberadas pela pessoa infectada ao tossir, falar ou espirrar. Além da vacina, hábitos como realizar a higiene frequente das mãos, evitar grandes aglomerações e espaços fechados, ajudam a prevenir o contágio.
“Uma vez que o vírus está presente no ar o tempo todo, a higiene deve ser constante. É fundamental utilizar a parte interna do braço para tossir ou espirrar, lavar frequentemente as mãos com água corrente e sabonete e evitar locais que não haja circulação do ar são fundamentais para prevenir tais doenças”, completa a diretora de Vigilância Epidemiológica.

Roubo de galinhas pode ter motivado homicídio em Espinosa, no Norte de Minas

Um jovem de 25 anos foi assassinado, na segunda-feira (26/03/2018), depois de ter roubado galinhas e R$ 300 do homem que cometeu o crime. O caso aconteceu em Espinosa, No Norte de Minas Gerais. O autor atacou Sandro Ferreira Lima com pedradas e pauladas na casa dele. A vítima morreu na hora.
De acordo com a Polícia Militar (PM), quando os policiais chegaram no bairro São Domingos, já encontraram a vítima morta e caída sobre um colchão. O autor do crime, de 35 anos, se manteve no local e confessou ter cometido o assassinato e disse que não estava arrependido.
Ele contou aos militares que já estava planejando o crime, porque há cerca de 15 dias Sandro tinha roubado R$ 300. Segundo ele, a vítima também já tinha roubado galinhas, um celular e R$ 50 dele, anteriormente.
Ainda de acordo com a polícia, os dois eram amigos e tinham costume de beber e fumar juntos. O autor do crime foi preso e encaminhado ao sistema prisional. O corpo do jovem foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML). A Polícia Civil vai investigar o caso.
A vítima tinha passagens pela polícia por furto e uso de drogas. Já o autor tinha passagens por direção perigosa e uso de drogas.
Autor foi preso e confessou crime (Foto: Divulgação/PM)

Azul quer abrir voos para Teófilo Otoni e outras 34 cidades nos próximos anos

A chegada de voos em uma cidade chama a atenção de comerciantes e empresários da região, desperta o interesse de quem planeja uma viagem de férias ou a trabalho e, por consequência, fomenta e desenvolve a economia local. Com essa visão, a Azul planeja expandir suas operações para até 35 novas cidades nos próximos anos, em diversas regiões do Brasil, além de destinos internacionais.
No último sábado (24), a companhia fez sua estreia em dois novos destinos: Rosário e Córdoba, ambos na Argentina. Sua lista inclui também cidades como Santa Cruz de la Sierra, Teófilo Otoni, Caruaru, Mossoró, Serra Talhada, Guarapuava, Toledo, Umuarama, Pato Branco, entre outras. A grande maioria dos mercados será atendida com as aeronaves modelo ATR 72-600, que têm capacidade para até 70 Clientes. A projeção da companhia para 2018 já contempla a adição de oito a dez novos destinos, representando menos de 5% do crescimento da capacidade para esse ano.
“A Azul é a única companhia aérea do país com foco no desenvolvimento e crescimento do mercado de aviação em todas as regiões do Brasil, levando serviço a lugares que não têm serviço aéreo”, diz Abhi Shah, vice-presidente de Receitas da Azul. “Estamos trabalhando de perto com as prefeituras dessas localidades para viabilizar as condições necessárias para operarmos. Quero agradecer a eles por esse trabalho conjunto e ressaltar que, quanto antes os aeroportos estiverem prontos, mais cedo nossas aeronaves estarão servindo essas localidades”, completa Shah.
Jaguaruna, por exemplo, cidade que a companhia começou a operar no fim de 2016, já atingiu a marca de quase 90 mil Clientes transportados em apenas em pouco mais de um ano. O crescimento gradual da base tem relação direta com a conectividade da Azul e a extensa malha da companhia, a maior do país, que permitem ao Cliente chegar a cem cidades brasileiras, além de seis destinos internacionais. Em voos com empresas parceiras, o turista também pode viajar para qualquer região do mundo, por meio das conexões nos EUA e em Portugal.
Aeronave modelo ATR 72-600 da Azul (Divulgação)

Confira algumas das novas cidades para onde a Azul tem a intenção de atuar:
DESTINO
UF
Caruaru
PE
Mossoró
RN
Guarapuava
PR
Toledo
PR
Umuarama
PR
Serra Talhada
PE
Pato Branco
PR
Santos
SP
Franca
SP
Macaé
RJ
Sobral
CE
Sant’Ana do Livramento /Rivera
RS
Araguaína
TO
Linhares
ES
Paranaguá
PR
Teófilo Otoni
MG
Bagé
RS
Barretos
SP
Catalão
GO
Itaituba
PA
Tangará da Serra
MT
Balsas
MA
Guanambi
BA
Caçador
SC
Ponta Porã
MS