Um acidente com uma carreta carregada de soja interditou os dois sentidos da rodovia Fernão Dias em Extrema (MG) na manhã desta terça-feira (31). A carreta com placas de Brumado seguia no sentido São Paulo quando tombou. A carga foi arremessada para o sentido Belo Horizonte (MG) da via. Durante parte da manhã, o trânsito ficou completamente parado.
Foto: WhatsApp/
Por volta das 10h30, os carros começaram a ser liberados pelo acostamento. De acordo com o G1, o congestionamento no sentido Minas Gerais chegou a 4 quilômetros. No sentido São Paulo, o congestionamento foi de 8 quilômetros. O motorista da carreta que é de Brumado, passa bem e não teve ferimentos.
esquisa do Ideia Big Data revela identificação de maior parte do segmento com o candidato
Uma pesquisa eleitoral focada especificamente na intenção de votos entre o público evangélico aponta que o deputado federal Jair Bolsonaro (RJ) tem a preferência da maioria nesse segmento. Realizado pelo Ideia Big Data, o levantamento mostra que o candidato do PSL à Presidência permanece na dianteira nos dois cenários eleitorais testados: com e sem Lula, que permanece preso e não poderia concorrer. Cerca de um terço da população brasileira é formada por evangélicos. Segundo o Ibope, são pelo menos 27% dos eleitores do país. Historicamente, o segmento tende a apoiar candidatos que se identificam com as bandeiras conservadoras defendidas pela maioria. Via de regra, o eleitor evangélico é contrário a temas como aborto e legalização das drogas, combatidos por Jair Bolsonaro. O Idea Big Data propôs, a pedido da revista Veja, um cenário com Lula, mesmo que o ex-presidente tenha sido condenado em segunda instância. Também questionou os eleitores sobre sua preferência sem Lula na disputa. Como método de pesquisa, os entrevistados foram separados por denominação. Sem Lula Entre os evangélicos pentecostais, Bolsonaro hoje teria 27% da preferência, 15% optariam por Marina Silva e 8% um candidato petista indicado por Lula. Brancos e nulos correspondem a 15% e indecisos são 18%. A preferência dos evangélicos batistas indica que 28% votam Bolsonaro, Marina e Geraldo Alckmin aparecem empatados com 9%. Um candidato do PT e o senador Álvaro Dias (Podemos) empatam com 5% cada. Brancos e nulos são 14% entre os batistas, enquanto 25% permanecem indecisos. Evangélicos protestantes, neopentecostais e outras vertentes dizem que Jair Bolsonaro é seu preferido (28%), o candidato indicado pelo PT tem 13%, Marina Silva soma 8%, e Ciro Gomes, 7%. Brancos e nulos totalizam 23% e indecisos são 12%. Com Lula Entre os pentecostais, Jair Bolsonaro tem 25% da preferência, Lula tem 24% e a ex-ministra Marina Silva (Rede) – fiel da Assembleia de Deus – 13%. Brancos e nulos são 9% e indecisos, 8. Junto aos batistas, Bolsonaro tem 28% dos votos, 22% do petista e 13% optam por Geraldo Alckmin (PSDB). Brancos e nulos são 10% e indecisos somam 9%. Outras vertentes (protestantes históricos, neopentecostais etc) mostram Bolsonaro com 31%, Lula com 26% e Marina, 7%, Ciro Gomes (PDT), com 6%. Brancos e nulos somam 17% e indecisos, 5%. Dados oficiais Os dados divulgados pelo Ideia Big Data têm margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Entre os dias 20 e 23 de julho foram ouvidos 2.036 eleitores, que vivem entre 134 municípios em 25 estados e no Distrito Federal. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a identificação BR-04178/2018.
O “Roda Viva” com Jair Bolsonaro atingiu a segunda maior audiência do ano com a presença do candidato à presidência Jair Bolsonaro: 2,4 pontos de média com picos de 3 pontos. O resultado deixou a TV Cultura à frente de várias emissoras.
Veja a entrevista na íntegra com Jair Bolsonaro no Roda Viva
O Roda Viva entrevistou o candidato à Presidência da República pelo Partido Social Liberal (PSL), Jair Bolsonaro, que falou sobre seus planos para a presidência, caso venha a ser eleito. A entrevista contou com a apresentação de Ricardo Lessa e desenhos do cartunista Paulo Caruso. Bolsonaro começou o programa nervoso, falando pra dentro, com a voz meio abafada, depois, acabou se soltando e o que se viu foram os jornalistas mais nervosos do que ele. Nascido em 1955, em Campinas, Bolsonaro estudou na Escola Preparatória de Cadetes do Exército. Em 1977, formou-se na Academia Militar das Agulhas Negras, no Rio de Janeiro. Desde que chegou ao parlamento, em 1991, apresentou 171 projetos; entre eles, de decreto legislativo, lei complementar e proposta de emenda à Constituição – as chamadas PECs. Em 2014, Bolsonaro foi reeleito pela 7ª vez como deputado federal.
A discussão em torno de uma eventual concessão de prisão domiciliar para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem feito com que até os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) que são favoráveis à medida a desconsiderem. O entrave se deu na própria equipe de defesa do petista, que entrou com o pedido no STF e depois retirou. Segundo informações do blog Painel, da Folha de S. Paulo, os magistrados se veem sem saída porque se a decisão for tomada antes da eleição, vão dizer que foi uma manobra para garantir a participação de Lula no pleito. Mas se o regime de prisão for definido depois da disputa eleitoral, eles serão acusados de ter feito exatamente o contrário. Além disso, de acordo com a publicação, os ministros acreditam que a decisão do juiz federal Rogerio Favreto, que mandou soltar Lula durante seu plantão no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), vá repercutir mal no STJ. A corte vai analisar um recurso especial do petista. Sendo assim, os magistrados do STF acreditam que o caso “precisa decantar”, podendo voltar a ser discutido em meados de 2019.
Em um acordo com a pesquisa IDEIA Big Data, para Veja, Bolsonaro só perderia hoje para Lula – e, como Lula não pode ser candidato, pela Lei da Ficha Limpa, Bolsonaro é o favorito. Mas todos olham com muita atenção para Alckmin: ele terá quase metade do horário eleitoral gratuito, enquanto Bolsonaro mal terá tempo de dizer “Meu nome é Jair”. Bolsonaro e outros candidatos tentam compensar essa desvantagem com o uso da Internet. OK, as redes sociais têm alguma força – mas não se comparam à TV. Há uma ótima ferramenta de WhatsApp que impressionou este colunista: permite enviar centenas de milhares de mensagens com índice zero de falhas. Todas as mensagens chegam a seu destino.
Mulheres que passam mais tempo sentadas têm maior chance de se tornarem frágeis na velhice e viver menos. Essa é a conclusão de um estudo da Universidade de Queensland, em Brisbane, na Austrália. Publicado no American Journal of Epidemiology, o estudo analisou cerca de 5.500 mulheres sedentárias acima de 60 anos durante 12 anos. Para realizar a análise, classificou o período de tempo sentado em três categorias: baixo (até 3,5 horas por dia), médio (até 5,5 horas por dia) e alto (mais de 10 horas por dia). As mulheres que apresentaram maior nível de sedentarismo, ou seja, que permaneciam cerca de 10 horas sentadas por dia, corriam mais risco de se tornarem frágeis na velhice. Isso significa menor capacidade para se recuperar de doenças e de ferimentos, segundo o pesquisador. “Também está ligado ao aumento do risco de hospitalização, quedas e mortalidade prematura”, explica. O pesquisador Paul Gardiner, do Centro de Pesquisa em Serviços de Saúde da Universidade de Queensland, afirmou, por meio de comunicado, que o estudo comprovou que mulheres correm mais riscos de se tornarem vulneráveis que os homens na velhice. Mas, segundo Gardiner, os efeitos de ficar sentado por muito tempo podem ser revertidos. O estudo demonstrou que as participantes que reduziram o tempo sentada em duas horas diárias tiveram o risco dessa vulnerabilidade diminuído. “Para excluir completamente o aumento desse risco, as mulheres devem tentar permanecer sentadas em níveis baixos ou médios, além de se manterem fisicamente ativas”.
Fotos do mosaico descoberto em Roma. (Foto: Comissão Pontifícia de Arqueologia Sacra) Arqueólogos encontraram as mais antigas representações dos apóstolos Pedro e Paulo. As imagens faziam parte de um mosaico nas pequenas catacumbas de Santa Tecla, localizada a uns 500 metros da Basílica de São Paulo Extramuros, em Roma. No mesmo local há cerca de uma década foram encontrados ossos de um homem que especialistas do Vaticano identificaram como de Paulo, que sabidamente morreu em Roma.
Foi publicada, nesta sexta-feira (27), no Diário Oficial da União (DOU) a portaria que autoriza o concurso da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O certame é considerado um dos mais esperados para 2018. Ao todo, serão oferecidas 500 vagas de nível superior. O edital deve ser publicado em até 180 dias. Conforme o DOU, a remuneração inicial chega a R$ 10.357,88, somando os auxílios alimentação e saúde. Para concorrer a uma das vagas, o candidato precisa ter entre 18 e 65 anos, ensino superior completo em qualquer área e carteira de habilitação.
Com base em interceptações telefônicas, a Polícia Civil de São Paulo suspeita que integrantes da facção criminosa PCC estejam planejando uma série de ataques a fóruns do país em busca de armas guardadas pela Justiça. Nas conversas monitoradas, os criminosos falam de ordem dada por chefões do crime para a realização de levantamento de fóruns em todo o território nacional que possam ter estoques de "ferramentas", maneira como os criminosos chamam as armas. Tal orientação, segundo o relatório da polícia obtido pela reportagem, teria partido de Presidente Venceslau (interior de São Paulo) onde está presa a cúpula da facção, incluindo Marco Camacho, o Marcola, apontado pela polícia e pela Promotoria como o principal chefe do grupo. A orientação dada aos subalternos é para que eles levantem informações sobre prédio e endereço e, em seguida, enviem fotos desses locais para auxiliá-los em futuras ações. "Tais informações irão subsidiar ações da facção que visam o roubo das armas em depósitos do Poder Judiciário em todo o Brasil", diz trecho de documento. Como o PCC está em guerra declarada desde 2016 contra facções rivais, como o CV (Comando Vermelho), a polícia acredita que o armamento eventualmente roubado venha a ser utilizado para equipar integrantes nos estados. Um dos principais responsáveis pela cobrança do levantamento, segundo a polícia, era Wanderson Pessoa Lima, o Confusão, que aparece em ligações com comparsas de outros estados em que cobra agilidade na pesquisa. "Expliquei pros parcero lá, bati no salvero, bati na geral da capital, geral da rua, expliquei pros parcero que o trampo dos fórum é determinação, o barato tem que acontece, tá ligado meu?", diz, em conversa com um homem de Roraima. Apesar da prisão de Wanderson, ocorrida no final do ano passado, delegados ouvidos pela Folha de S.Paulo afirmam que o plano de ataque aos fóruns está em "andamento" e pode ocorrer a qualquer momento. Se confirmados, acreditam os policiais, esses roubos devem ser semelhantes aos já ocorridos em São Paulo em junho do ano passado, quando criminosos levaram 566 armas dos fóruns de Guarujá e Diadema (Grande SP). Nesses roubos, segundo o Tribunal de Justiça paulista, os criminosos demonstraram planejamento e chegaram a utilizar até dez homens em cada uma dessas ações."Eles agiram do mesmo modo nos dois casos e conheciam profundamente a rotina dos espaços", afirmou à época o presidente do Tribunal, Paulo Dimas Mascaretti. Depois desses megarroubos, o TJ paulista criou medidas de segurança e, entre elas, de não mais receber armas para guardar em seus prédios. "Após a perícia [pela polícia], são remetidas para destruição ou para melhor equipar as forças de segurança", diz nota do tribunal paulista. Para os policiais, esses roubos de São Paulo não fazem parte, porém, da operação iniciada por ordem da cúpula, porque o levantamento teve início no final deste ano. As gravações feitas pela polícia ocorreram na chamada operação Echelon (do grego escalão) e que culminou na denúncia de 75 pessoas, não apenas do estado de SP. A investigação teve início após apreensão, pela Secretaria da Administração Penitenciária, de bilhetes que presos tentavam se livrar pela descarga sanitária durante revistas de agentes. No meio da investigação, a polícia passou a monitorar ligações telefônicas de criminosos, incluindo alguns deles em presídios com bloqueadores de sinal. Uma das informações que mais chamaram a atenção dos policiais foi, conforme a Folha de S.Paulo revelou, a apreensão de celulares de pessoas suspeitas de contabilizar as mortes ordenadas pela facção. Pela quantidade de imagens, milhares de fotos e vídeos, os delegados passaram a afirmar que o PCC realiza um genocídio no país. (Via: Folhapress)
Criminosos ligados à facção criminosa PCC criaram, na estrutura da organização, um setor destinado só para buscar formas de bular a fiscalização em presídios, especialmente em São Paulo, e entregar celulares a criminosos confinados. Entre as estratégias usadas pela facção está o recrutamento de mulheres com algum tipo de prótese ou órtese (como pinos no corpo) e até gestantes que seriam isentas de revistas por equipamentos eletrônicos. Essa estrutura criada pelo PCC é chamada na facção de “Setor do Embrulho”. A cooptação de pessoas com próteses e órteses foi notada pela Polícia Civil de São Paulo durante a operação Echelon, quando foi interceptada a conversa de um preso de Pacaembu (SP) com uma mulher que seria desse setor. Na ligação, o homem reclamava da dificuldade da entrada de celulares depois da implantação de escâneres para revistar as visitas. Estava tão complicado, reclamava o preso, que na cela em que estava havia “só quatro telefones”. A mulher, então, apresenta a solução. Diz ter arrumado uma amiga com “pino e platina” implantados no corpo. Nessas condições, garantia a interlocutora, a visita “não passaria pelo escâner e entraria com o aparelho celular.” Em outra ligação de criminosos flagrada pela polícia, um homem ensina a uma mulher o serviço dela no setor. Pede para que anote um modo de empacotar um celular capaz de burlar equipamentos. “Aí vem com a fita 3M em cima, uma camada, lacra com 3M inteirinha, aí depois vem com três carbonos de um lado e três carbonos de outro, no meio do carbono cê joga um pouco de pó de grafite também, entendeu?”, diz ele. Ela responde: “Calma aí, calma aí, calma aí eu to na parte do Super Bonder ainda, Super Bonder faz uma caixinha, aí passa o quê? A fita 3M?” De acordo com pessoas ligadas a presos ouvidos pela Folha, a maneira mais utilizada (com certo sucesso) tem sido a contração de grávidas porque, em algumas unidades, não precisam passar pelo escâner. O relatório da polícia diz que a facção se esforça para colocar celulares na prisão porque há necessidade vital em seu uso. “A comunicação constitui espinha dorsal para a sobrevivência da organização criminosa, controle da massa e perpetração de crimes em série”, diz trecho do documento da operação Echelon. A operação teve início com apreensão de bilhetes que chefões do PCC presos em Presidente Venceslau tentavam mandar a subordinados. Os papéis foram dispensados pelos bandidos pela descarga do banheiro, durante as revistas nas celas, sem saber que agentes penitenciários colocaram redes no sistema de esgoto para “pescar”os papéis. A investigação foi concluída em junho deste ano, e resultou na denúncia pelo Ministério Público de SP contra 75 pessoas em todo o país. Em cerca de um ano de investigação, os policiais flagraram dezenas de presos usando livremente o celular. Inclusive, conforme a Folha revelou, em unidades com bloqueadores de sinal do aparelho. Em uma das ligações monitoradas, presos dizem usar microcelulares, do tamanho de um pendrive, que, por serem feitos quase inteiramente de plástico, passam facilmente por detectores de metal. Mas há inconvenientes, como eles narram: “Caramba. O telefone de vocês aí é ruim pra caramba, mano... cê tá falando de que aí? De... De...? aqueles telefoninho igual o meu aqui?”, diz um preso. Ao que o outro responde: “Lanterninha. Tem um nokiazinho lanterninha que a família me deu aqui, entendeu?” “Caramba, mano. Tem outro aí não? Não tem nenhum outro aplicativo pra arrumar pra você não, mano?”, questiona o primeiro bandido. Para combater a entrada desses microcelulares nos presídios paulitas, o governo instalou — desde o ano passado — scanners corporais em quase todas as unidades. Em nota, a Secretaria da Administração Penitenciária afirma que até mesmo deficientes físicos são submetidos ao equipamento e qualquer objeto introduzido no corpo é detectado, mesmo que a pessoa tenha pinos de platina pelo corpo. “A política da pasta é de tolerância zero com relação à entrada de objetos ilícitos, sejam eles celulares, entorpecentes, entre outros, em suas unidades prisionais”, diz a nota. A pasta afirma que os que são pegos tentando entrar com esses objetos “são automaticamente retiradas do rol de visita e sofrem as medidas penais cabíveis”. Agentes públicos também podem ser demitidos e processados criminalmente. Já quanto as grávidas, o governo diz que elas “podem” ser submetidas aos escâner. (Via: Folhapress)
Cano curto e procedência nacional. De acordo com a pesquisa “De onde vêm às armas do crime apreendidas no Nordeste”, produzida pelo Instituto Sou da Paz, essas duas características estão presentes na esmagadora maioria das armas de fogo rastreadas pelos estados da região – pelo menos aqueles que disponibilizaram os dados detalhados aos responsáveis pelo estudo. Os apontamentos da pesquisa ajudam a explicar por que a situação da segurança pública nos estados nordestinos se tornou tão crítica. No período entre 2005 e 2015, a quantidade de mortes por agressão com armas de fogo quase dobrou: de 9,2 mil a 18,2 mil casos. Hoje, o Nordeste responde por 44% do total de crimes do gênero no país, ainda que a população da região corresponda a apenas 28% da nacional. É a taxa regional mais alta de agressões por armas de fogo no Brasil – 32,2 casos por 100 mil habitantes, 57% acima da média nacional de 20,5%. Grande parte desses casos, segundo o estudo, envolve vítimas com perfil semelhante. Em geral são homens (92%), negros (pretos e pardos, 70%), que possuem entre 15 e 29 anos (52%) e são mortos com disparo de armas de fogo (72%). Apesar dos esforços de alguns dos estados da região – sobretudo os que colaboraram com a pesquisa, rastreando e categorizando detalhadamente as apreensões –, essas estatísticas evidenciam que o planejamento do combate à violência no país poderia ser melhor planejado, coordenado e executado. O que se torna uma tarefa bem mais complicada sem informação. Prioridade? Aos estados que optam por não levantar dados detalhados sobre a circulação interna de armas de fogo, no entanto, resta apenas procurar soluções às cegas. É essa a opinião de Bruno Langeani, gerente de Justiça e Segurança do Instituto Sou da Paz, responsável por coordenar a pesquisa. Ele lamentou bastante o fato de estados como Pernambuco, Bahia e Sergipe terem decidido não colaborar enviando informações durante a produção do estudo. “Não é possível que um secretário de Segurança não fique constrangido ao ver uma pesquisa sobre o perfil de armas no Nordeste e seu estado não tendo nenhum dado para divulgar”, afirma. Bruno avalia que existem duas hipóteses a respeito dessa negligência. E a mais otimista, segundo ele, é considerar que esses estados possuem as informações, mas preferiram não torná-las públicas. “Se esses estados não estiverem trabalhando esses dados, estão fazendo política de segurança no escuro. E aí, fazendo política de segurança sem diagnóstico, a chance de dar certo é muito baixa. Nos preocupa muito que, de nove estados, três não conseguiram fornecer nenhum dado, e alguns outros não conseguiram fornecer dados completos”, pontua. Outro ponto a lamentar a respeito dessa falta de detalhamento sobre o perfil das armas apreendidas em alguns estados, segundo Bruno, é que isso serve de alimento para a desinformação. “Faz com que a indústria consiga disseminar esses boatos de que o problema da arma do crime é a que vem de fora. E aí, quando a gente analisa esses dados, o problema dessa epidemia de homicídios no Brasil e no Nordeste são as armas nacionais. Essa informação é decisiva para que a gente consiga dar conta de enfrentar isso da maneira adequada”, explica. Projeções… ou memórias? Enquanto o cenário da violência armada se agrava no Brasil, se fortalece no Congresso nacional o lobby pela liberação das armas de fogo, através da revogação do Estatuto do Desarmamento em vigor em 2003. “A gente tem uma série de parlamentares que comprovadamente receberam recursos da indústria (armamentista) para se eleger, e por conta disso, fazem um lobby pesado para tomar medidas que aumentem o lucro dessa indústria”, observa o porta-voz do Instituto Sou da Paz. Ao invés de projetar as consequências de eventuais medidas no sentido de flexibilizar as regras para o porte de arma, Bruno prefere evocar lembranças de um passado não muito distante. “O Brasil já teve esse cenário. Se a gente for olhar antes de 2003, a gente tinha essa possibilidade do porte civil. As pessoas podiam comprar armas com muito mais facilidade, sem esses requisitos que hoje são exigidos, como teste psicológico, atestado de antecedentes criminais. Esse foi o período em que mais se comprou arma no país, e ao invés das pessoas se sentirem mais seguras, foi o período em que a taxa de homicídios mais cresceu”, recorda. Transversalidade A principal conclusão do estudo sobre as armas no Nordeste brasileiro vai justamente na contramão desse debate sobre a ideia de armar a população. Segundo o relatório do Instituto Sou da Paz, o caminho mais eficaz para reduzir a violência armada é apostar em ações integradas e transversais. Mais trabalho de inteligência e investigação, e menos exposição de policiais a operações arriscadas. Mais controle sobre os arsenais do Exército, e menos brechas nas leis que dispõem sobre aquisição de armas. Tudo isso em ações pensadas e coordenadas não para dar resultados imediatos, mas para resolver a questão no médio ou longo prazo. Essa também é a visão de Edna Jatobá, coordenadora executiva do Gabinete de Assessoria Jurídica Organizações Populares (Gajop) e especialista em segurança pública. Ela sabe, no entanto, que praticamente nenhum governo está disposto a esperar um período de tempo maior do que seu mandato para receber os louros por suas políticas de combate à violência armada. “O trabalho transversal dá resultado a partir de um investimento contínuo e permanente. Então, não são resultados que você vai colher em um ou dois anos. Eles querem resultados que se deem imediatamente, para que eles possam colher os frutos ainda na sua gestão, e não deixar para ser colhida pelos seus sucessores”, considera. (Via Op9)
Dois homens foram presos e um adolescente detido, na quinta-feira (27/07/2018), durante uma operação para desmontar um esquema de jogos ilegais realizados em uma casa no Centro de Pedra Azul, no Vale do Jequitinhonha.
No local, os militares encontraram estrutura utilizada para a realização dos jogos ilegais, com grandes mesas equipadas com tablets e máquinas para impressão dos jogos feitos pelos apostadores. Não foi divulgado quantas pessoas estariam presentes no momento da abordagem, mas um adolescente de 14 anos foi encontrado guardando o lugar do pai nas apostas.
A PM apreendeu diversos tablets, celulares, talonários e uma televisão. Também foi apreendido cerca de mil reais em dinheiro e dois cheques no valor de R$ 2.050.
Foram presos o dono da residência e o homem que deixou o filho adolescente guardando o lugar dele nas apostas. O menor foi detido. Eles foram encaminhados para a delegacia.
Material apreendido em Pedra Azul (Foto: Divulgação)
Quatro homens e uma mulher morreram em um acidente na noite de sábado (28/07/2018) na MGC-401, zona rural de Verdelândia, na região Norte de Minas Gerais. Segundo as informações do Corpo de Bombeiros, as vítimas são quatro irmãos e um primo, e todos residiam no município de Jaíba.
Ainda segundo o Corpo de Bombeiros, as vítimas estavam em um carro com placas de Jaíba. Elas foram arremessadas do veículo após uma colisão e morreram ainda no local. O motorista do outro veículo, com placas de Belo Horizonte, é um sargento da PM e teve ferimentos leves. Segundo informações, ele foi socorrido ao hospital de Janaúba e seu estado de saúde é considerado estável.
Segundo relatos de moradores, as vítimas são Fernandinho, Marquinho, Wesley e Guilhermina, filhos de Antônio da Comunidade do Amargoso, e um primo deles, identificado pelo prenome Hugo. As causas do acidente serão investigadas.
Acidente aconteceu na MGC-401 (Foto: Reprodução/WhatsApp)
O PTC (Partido Trabalhista Cristão) decidiu, enfim, não lançar a candidatura do ex-presidente e atual senador por Alagoas, Fernando Collor de Mello, como candidato à presidência da república. Em nota divulgada no último dia 20, o presidente do partido Daniel Tourinho divulgou que a decisão havia sido tomada pela executiva nacional do partido. A ideia era que a posição fosse assinada na convenção do partido, marcada para hoje (27), em um hotel no Rio, mas a reunião foi remarcada para o próximo dia 5. Semana passada a sigla definiu que o foco deste ano será superar a cláusula de barreira, ao obter mais de 1,5% dos votos válidos nacionalmente nas disputas a deputado estadual. O objetivo seria assegurar a "sobrevivência do partido", que teria acesso ao Fundo Partidário e permissão para utilizar o horário gratuito de rádio e televisão.
O número de casos de sarampo confirmados no Brasil subiu para 822, de acordo com dados atualizados pelo Ministério da Saúde. No último boletim, divulgado na semana passada, a pasta havia confirmado 677 casos – 97% deles no Amazonas e Roraima, estados que enfrentam surto de sarampo, todos importados da Venezuela. Os 145 novos casos representam um aumento de 21,4% no período de uma semana. Até o momento, foram confirmados 519 casos de sarampo no Amazonas, contra 444 na semana passada (16,8% a mais); Roraima também registrou aumento: eram 216, agora são 272 (25,9% a mais). Outros casos isolados – também de importação – foram identificados nos estados de São Paulo (1), Rio de Janeiro (14), Rio Grande do Sul (13), Rondônia (1) e Pará (2). Ainda há 3.831 casos em investigação, 97,2% deles no Amazonas. Na semana passada, uma equipe de saúde da Prefeitura de Manaus, responsável pela vacinação contra o sarampo, foi impedida por traficantes de continuar as atividades. O Ministério da Saúde informa que permanece acompanhando a situação, além de realizar medidas de vacinação de bloqueio, mesmo em casos suspeitos.
Um motorista foi detido por embriaguez ao volante após se envolver em um acidente em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, na madrugada de sábado (28/07/2018). Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o condutor perdeu o controle da direção do veículo e bateu em uma caçamba instalada na Avenida JK. Outras duas pessoas estavam no carro e também apresentam sintomas de embriaguez, de acordo com os bombeiros. Elas não tinham ferimentos aparente, mas foram encaminhadas ao hospital, onde permaneceram em observação.
O motorista também chegou a ser levado para o hospital e, após receber atendimento médico, foi conduzido à Delegacia de Plantão para prestar esclarecimentos.
Acidente aconteceu na Avenida JK (Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)
Um homem de 39 anos morreu neste sábado (28/07/2018) na BR-381, entre São João do Manteninha e Divino das Palmeiras, no Vale do Rio Doce. Segundo a Polícia Militar Rodoviária, Niveraldo Cristian de Oliveira perdeu o controle do carro que dirigia, invadiu a pista contrária e colidiu frontalmente contra um caminhão em um trecho conhecido como Serra do Canivete. Ainda de acordo com a PMR, a vítima Niveraldo Cristian de Oliveira não resistiu aos graves ferimentos e morreu na hora. No caminhão havia duas pessoas, que tiveram apenas ferimentos leves.
A colisão entre um carro de passeio e uma caminhonete deixou duas pessoas feridas na tarde dessa sexta-feira (27/07/2018) no entroncamento entre a MG-409 e a BR-116, em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu por volta das 16h20, na altura do km 255 da BR-166, no trevo de acesso para o distrito de Topázio. Testemunhas relataram que o veículo de cor preta, com placas de Teófilo Otoni, transitava pela MG-409 e ao acessar a BR-116, foi atingido pela caminhonete licenciada em Virgem da Lapa.
Com o impacto da batida, os dois condutores ficaram feridos. As vítimas foram socorridas e encaminhadas para uma unidade de saúde em Teófilo Otoni. As causas do acidente serão apuradas.
Caminhonete seguia pela BR-116 (Foto: Reprodução/Página Elvis Passos)
Carro transitava pela MG-409 (Foto: Reprodução/Página Elvis Passos)
Pesquisa feita pelo instituto Ideia Big Data com exclusividade para VEJA mostrou que o pré-candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, tem uma base sólida de eleitores e se mostra como um forte candidato às eleições presidenciais de 2018. No entanto, o levantamento traz uma notícia ruim para o deputado: se ele é um sucesso entre os eleitores homens, o mesmo não pode se dizer das mulheres. Os 14% de intenção de voto estimulada que o candidato ostenta na pesquisa são a balança entre 22% de eleitores homens e apenas 7% de eleitoras mulheres, uma diferença de mais de três vezes. Nos cenários estimulados, nos quais há uma lista de candidatos, o voto em Bolsonaro vai de 26% a 28% entre eles e de 11% a 12% entre elas. Em seu histórico, o pré-candidato carrega alguns acontecimentos que jogam contra sua influência junto ao eleitorado feminino, uma vez que ele já defendeu a redução da licença-maternidade e já brincou que teve uma filha mulher por uma “fraquejada”, após quatro filhos homens. O voto em Bolsonaro, diz o levantamento exclusivo do Ideia Big Data, é maior entre jovens (faixas de 16 a 24 e de 25 a 34 anos), escolarizados (maior entre quem tem ensino médio e ensino superior), ricos (nas faixas com maior renda familiar) e oriundos das regiões Norte e Centro-Oeste do país. O oposto do deputado, quando o assunto é a análise dos dados por gênero, é a pré-candidata da Rede, Marina Silva. A ex-ministra tem, entre os homens, de 7% a 12% das intenções de voto, enquanto entre as mulheres esse número parte dos mesmos 12% e pode chegar a até 17%. A diferença é tão discrepante que no cenário mais extremo para os dois, quando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não concorre e é substituído pelo ex-governador da Bahia Jaques Wagner (PT), Marina fica em primeiro lugar, superando o pré-candidato do PSL para além da margem de erro, de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Nesse cenário, considerando apenas as mulheres, ela tem 17% das intenções de voto; ele, 12%. O voto em Marina Silva é mais frequente entre mulheres jovens, igualmente distribuídas entre as faixas de escolaridade e majoritariamente das classes média e média baixa. A intenção de voto dela é maior no Norte e no Sudeste. A pesquisa do Ideia Big Data entrevistou 2 036 eleitores no total, distribuídos entre 134 municípios em 25 estados e no Distrito Federal, entre os dias 20 e 23 de julho. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a identificação BR-04178/2018.(VEJA)
PTB aprovou neste sábado (28) apoio à candidatura do ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP) à Presidência da República. A aliança com o PSDB foi homologada em votação simbólica – sem registro nominal dos votos, na convenção do partido. Presente no encontro, Alckmin destacou que o PTB foi o primeiro partido a declarar apoio à sua candidatura e defendeu a pacificação do país para que a economia volte a crescer e gerar empregos e renda para a população. Alckmin citou o processo de redemocratização, a Assembleia Nacional Constituinte e a implantação do Plano Real, no governo Itamar Franco, como momentos de conciliação do país. “Nosso país está dividido, quanto ódio, quanto ressentimento. Precisamos unir, pacificar. Todas as vezes que o Brasil teve um esforço conciliatório, a democracia consolidou-se, a economia melhorou e os avanços sociais cresceram”, disse. O tucano foi recebido pela cúpula do PTB na sala de café da manhã do hotel onde ocorreu a convenção, em Brasília. Sentou-se à mesa com o presidente nacional do partido, Roberto Jefferson, e outros petebistas. Antes de seguir para a sala da convenção, tirou fotos com líderes do partido. Campos Machado (PTB-SP), Benito Gama (PTB-BA) e Jovair Arantes (PTB-GO) falaram em apoio ao candidato. “Com Alckmin não teremos confisco, bloqueio, nem aventura. Seu projeto baseia-se no tripé crescimento, investimento e emprego”, disse Campos Machado. Em seu discurso, Jefferson fez uma rápida retrospectiva do país a partir da era Getúlio Vargas, passando pelos governos de Juscelino Kubitschek, Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso, com críticas ao período dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. Para o petebista, para voltar a crescer o país precisa fazer reformas: “Hoje ou o país reforma ou reforma”. Citou com prioritárias as reformas previdenciária, tributária e do Estado. “Além da identidade nas reformas, nossa aliança é inspirada na cidadania e na responsabilidade com a coisa pública. Não reproduz barganhas”, disse Jefferson. O PTB encerrou a convenção, debatendo a organização da juventude e das mulheres no partido. (BNews)
Um grupo liderado por cientistas italianos detectou um grande lago de água líquida sob as calotas de gelo polar em Marte. Segundo os autores da pesquisa, publicada nessa quarta-feira (25) na revista Science, é a primeira vez que um grande reservatório de água líquida foi identificado no Planeta Vermelho. A presença de água congelada já havia sido comprovada há anos, mas a água líquida é considerada condição indispensável para a vida em um planeta. A nova descoberta, segundo especialistas ouvidos pela reportagem, aumenta as probabilidades de que formas microscópicas de vida existam ou tenham existido em Marte. O lago detectado sob o gelo polar de Marte tem cerca de 20 quilômetros de diâmetro e fica a pelo menos 1,5 quilômetro de profundidade. Para fazer a descoberta, eles utilizaram o radar Marsis, instrumento da nave Mars Express, da Agência Espacial Europeia (ESA), que está na órbita marciana há 15 anos.
O equipamento enviou pulsos de radar que penetraram a superfície e as calotas de gelo do planeta. Foi medido como as ondas de rádio se propagaram e foram refletidas de volta à espaçonave. As reflexões fornecem dados sobre características do subsolo. O trabalho, liderado por Roberto Orosei, do Instituto Nacional de Astrofísica de Bolonha (Itália), foi feito de maio de 2012 a dezembro de 2015.
Os cientistas usaram o Marsis para sondar a área conhecida como Planum Australe, na calota de gelo do polo sul marciano. “Descobrimos água em Marte. Qualquer outra explicação para as reflexões detectadas é insustentável”, afirma Orosei. “Trata-se só de pequena área de estudo e, portanto, pode haver mais desses bolsões subterrâneos de água em outros lugares, que ainda serão descobertos.”
Os perfis de radar analisados são semelhantes aos que já haviam sido obtidos na detecção de lagos subglaciais na Antártida e na Groenlândia – o que reforça a existência de um lago subglacial sob o gelo marciano.
Como a temperatura média em Marte é de cerca de 60°C negativos, seria de se esperar que a água estivesse congelada. Mas as rochas marcianas têm sais de magnésio, cálcio e sódio, que, dissolvidos na água, formam uma espécie de salmoura. “Essa condição, associada à pressão produzida pela cobertura de gelo, permitiria que a água do lago permanecesse em estado líquido”, explica Orosei.
Cientistas encontraram água líquida em Marte (Foto: Divulgação/NASA)
Estímulo
Segundo o astrônomo Roberto Costa, do Instituto de Astronomia e Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (USP), pelo menos desde a década de 1970, quando as sondas Viking sobrevoaram Marte, já se tinha certeza de que a água existia, na forma de gelo, na superfície marciana. “Cada vez mais foram surgindo indícios de que poderia haver água líquida atualmente em Marte. Essa nova descoberta é da maior importância porque finalmente confirmamos essa hipótese. As várias iniciativas para buscar vida fora da Terra partem do pressuposto de que a vida necessita de água na forma líquida. Essa confirmação não nos diz que há vida em Marte, mas demonstra que as condições para sua existência continuam presentes.”
A descoberta anima cientistas para a busca de vida fora do Terra pela proximidade do planeta vizinho. “Esse estudo reforça o estímulo para que essa busca seja feita cada vez mais. Indica que é possível encontrar outros locais com água mais próxima da superfície”, diz Costa. Caso haja vida em Marte, é extremamente provável que tenha a forma semelhante à de algas microscópicas ou bactérias.
Segundo Costa, há vários locais no Sistema Solar com possibilidade de ter água líquida, como as principais luas de Júpiter. A lua Europa, por exemplo, é considerada um dos locais mais promissores para abrigar vida por seu vasto oceano de água líquida sob a crosta congelada. Na prática, a busca por esses vestígios parecia inviável, porque eles seriam destruídos caso a alta radiação local se aprofundasse no gelo. Mas cientistas anunciaram esta semana que a radiação não penetra mais de um centímetro, o que exclui a necessidade de escavação profunda para achar sinais de vida.
A reportagem do Estado entrevistou o pesquisador Douglas Galante do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), que falou sobre a importância desta notícia.
Qual é o impacto dessa descoberta?
A grande novidade desse trabalho (divulgado nesta quarta) é mostrar que existe pelo menos um bolsão – e portanto podem existir muitos outros – com água permanentemente líquida. E que essa água não está no subsolo e sim na superfície do planeta, sob o gelo. Esse lago marciano é muito parecido com o Lago Vostok, na Antártida, que sabemos ser um ambiente habitável, mesmo a 30 quilômetros de profundidade. Por isso, essa descoberta nos mostra que o ambiente marciano é mais habitável do que aparentava ser no passado.
Há alguma possibilidade de se fazer buscas por vida nesse lago?
Com a tecnologia de que dispomos, é inviável porque nossas sondas não são capazes de perfurar o gelo marciano tão profundamente. Mas a descoberta indica que pode haver outros bolsões parecidos e em algum deles a água pode estar acessível. É questão de continuar buscando. O radar da ESA (Agência Espacial Europeia) precisou procurar de 2012 a 2015 até encontrar essa região com água. Temos de lembrar que Marte tem extensões muito vastas e é preciso tempo. Mas esses resultados reforçam nossas esperanças.
Marte passa a ser o principal alvo para a busca de vida?
Não há uma resposta conclusiva para essa questão. Mas podemos dizer que Marte entra no grupo de candidatos a ter vida presente. Até agora, luas de Júpiter como Europa, ou de Saturno, com Encélado, eram considerados os locais mais propícios para a busca de indícios de vida presente. Marte teve no passado condições de habitabilidade que se perderam com o tempo e era considerado um candidato à pesquisa sobre indícios de vida extinta. Mas agora sabemos que Marte também tem condições para abrigar vida atualmente.
Olhar para o céu no início da noite desta sexta-feira (27) será um convite obrigatório. A partir das 16h30 começa o eclipse lunar mais longo do século 21, que deve durar cerca de uma hora e 43 minutos. Em quase todo o planeta será possível acompanhar o fenômeno que, geralmente, ocorre duas vezes por ano, com um tempo de duração de 60 a 80 minutos, podendo durar até muito menos. Em 2015, por exemplo, a cobertura total da Lua durou apenas 12 minutos.
“Agora a Lua vai atravessar bem no centro da sombra da Terra”, explicou a pesquisadora Josina Nascimento, do Observatório Nacional. E é por isso que vai demorar mais tempo até que ela volte a aparecer. Mas, no Brasil, essa fase do eclipse não será visível pelo período integral de 104 minutos. “Toda a parte leste do Brasil vai ver a Lua nascer já durante o eclipse total. Dependendo do lugar, no Rio de Janeiro, por exemplo, a Lua vai nascer 17h26, quando o céu ainda estará claro. Por volta de 18h13, fica mais visível e é quando começa o eclipse parcial [quando a Lua começa a sair da sombra da Terra]”, afirmou.
O eclipse da Lua acontece quando o Sol, Terra e Lua ficam alinhados nesta ordem. O Sol, iluminando a Terra, faz uma sombra no espaço em duas partes: a penumbra, que ainda revela raios do Sol, e a umbra que não recebe qualquer feixe de luz. “Quando a Lua, caminhando em torno da Terra, penetra totalmente na sombra escura temos o eclipse total”, completou a pesquisadora.
No Brasil, em toda a parte leste do país, a Lua já vai nascer na fase total do eclipse, fase que termina às 18h13, no horário de Brasília. A partir desse horário, a Lua começa a sair da sombra mais escura da Terra [umbra], iniciando o eclipse parcial, que dura até 19h19. O fenômeno completo, que inclui a fase penumbral do eclipse, termina às 20h29. Segundo Josina, o eclipse total será visto por toda as regiões Sul, Sudeste e Nordeste. “O Centro-Oeste e parte da Região Norte verá o eclipse parcial e a parte mais a oeste da Região Norte verá somente o eclipse penumbral”, disse.
Se o tempo do fenômeno já carrega um grau de ineditismo, o espetáculo promete ser ainda maior pelas cores com as quais a Lua despontará no horizonte: um efeito laranja avermelhado que dá nome à Lua de Sangue, provocado durante o eclipse total.
“Depois que o sol se põe você tem a tonalidade do horizonte avermelhado que é causado pelos raios de sol passando pela atmosfera. Ou seja, mesmo sem ver o sol, ainda recebe um pouco dessa luz. Os tons vermelhos são os menos filtrados e acabam se destacando mais. O mesmo acontece no eclipse total da Lua. Quando está totalmente na umbra [sombra mais escura da Terra] fica totalmente escura mas ainda chega à Lua os raios solares que passam pela atmosfera da Terra. Passam os mais próximos do vermelho e ela fica com essa tonalidade”, explicou a pesquisadora.
O show celeste ainda promete a maior visibilidade de planetas que estarão na mesma linha. Marte, sem dúvida, merecerá o destaque por estar, desde o início do ano, em máxima brilhância, se destacando como um ponto vermelho ao lado da Lua. O pico desse efeito está previsto para o dia 3 de agosto, mas já é impossível ignorar a presença desse planeta visto a olhos nus. “Júpiter também estará no alto. Vênus está a oeste e Saturno estará entre Marte e Júpiter, na mesma linha, também muito brilhante mas menos que Marte.”
O eclipse ocorrerá entre 15h24 e 19h19 (Foto: NICOLAS ASFOURI / AFP)