segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

ENCONTRADOS MACACOS MORTOS EM CORINTO!

No último sábado (27 de janeiro) recebemos a informação de que foram encontrados dois macacos (soins) mortos na região do Bairro Santa Mônica em Corinto MG.
A informação é de um morador do Bairro, da Rua José Assis Pereira. Segundo o mesmo, ele avistou os dois soins mortos na área que fica atrás dos Sítios de Paulo Vieira e Itagiba Lima, até o antigo Laticínio Dona Vaca. Não havia sinais de violência nos primatas que vieram a óbito.
Segundo informações desse morador, ele alertou no mesmo dia a Secretaria Municipal de Saúde, que através do Setor de Zoonoses compareceu no dia seguinte ao local, mas devido ao avançado estado de decomposição do animal, não foi possível realizar o exame para comprovação ou não de Febre Amarela!
A foto anexa não é ilustrativa. É de um dos Soins encontrados mortos, e foi tirada ontem.
Entre o fim de 2017 e o início deste ano, a febre amarela já matou 25 pessoas em Minas Gerais, segundo último levantamento da SES (Secretaria de Estado de Saúde).
O governador Fernando Pimentel decretou situação de emergência em saúde pública por causa do surto de febre amarela em 94 dos 853 municípios mineiros. Eles ficam nas áreas de Belo Horizonte, Itabira, na Região Central de Minas Gerais, e Ponte Nova, na Região da Zona da Mata.
A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos infestados.
Em área rural ou de floresta, os macacos são os principais hospedeiros e a transmissão ocorre pela picada dos mosquitos transmissores infectados Haemagogus e Sabethes. Nas cidades, a doença pode ser transmitida principalmente por mosquitos da espécie Aedes aegypti. Não há transmissão direta de pessoa a pessoa.
Os sintomas iniciais da febre amarela incluem o início súbito de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário